Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 



Total de visitas: 2049
Boa por Inteiro

MAÇÃ POSSUI NUTRIENTES QUE AUXILIAM AS FUNÇÕES DIGESTIVAS E CIRCULATÓRIAS E SUBSTÂNCIAS QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Na literatura e no imaginário popular a maçã parece associada à sedução, quando não como agente involuntário de algum desígnio malévolo. Basta lembrar de histórias infantis como branca de neve ou bela adormecida, nas quais a donzela sofre o efeito de um feitiço ou envenenamento ao ingerir uma maçã. Essa aura talvez se deva ao fato de, desde a antiguidade, a fruta ser utilizada em feitiços de amor. Na prática, porém, de mal a maçã só guarda alguma semelhança na sonoridade de seu nome científico: Malus spp. De resto, o alimento só faz bem ao ser humano. Com alto valor nutricional, a maçã auxilia nas funções digestivas e circulatórias, entre outros benefícios, e possui propriedades funcionais.

Os principais nutrientes da fruta são fósforo, cobre, potássio, cálcio, carboidratos, sódio e vitaminas A, B e C. Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, professor de nutrologia e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma das substâncias mais importantes encontradas na fruta é a pectina, uma fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais, facilita a eliminação de toxinas junto com as fezes, promove a proteção da mucosa intestinal e auxilia no tratamento de diarréia.

A pectina ajuda na redução do LDL- colesterol, pois absorve os ácidos biliares e mobiliza mais colesterol para produzir esses ácidos. Para diabéticos também é altamente recomendável, porque diminui a absorção de glicose, assim como a velocidade dessa absorção. Com isso, diminui o pico de insulina, pois, quando há absorção muito rápida de glicose pelo organismo, o acúcar se transforma em gorduras, explica José Lara Neto, ao acrescentar que a substância também evita a formação de cálculos biliares, à medida que os ácidos biliares que voltariam para o fígado, saturados de colesterol, são eliminados.

De baixo valor calórico (em média 55 kcal/100g), a maçã também auxilia na perda ou manutenção do peso. Isso ocorre, de acordo com o médico, porque, ao diminuir o colesterol devido à absorção de pectina, o organismo é obrigado a gastar reservas de gordura. A fruta possui, ainda, substâncias que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular, pois o potássio, importante fonte para a geração de energia para os músculos e mediador de transmissões nervosas na célula, auxilia na eliminação de sódio e, consequentemente, propicia a redução da pressão arterial. Entre as substâncias capazes de auxiliar na prevenção de doenças também está a quercetina, que atua no bloqueio da formação de coágulos sanguíneos que podem levar a um acidente vascular.

(artigo da revista Super Saudável - Deh Oliveira)